NFL e sua estrutura

A Organização da NFL

O Sistema da Liga

Para começar a entender como funciona o sistema deste campeonato, como os times são organizados, precisamos voltar um pouco no tempo e perceber que a National Football League ( Liga Nacional de Football) foi fundada em 1920, e por um pequeno período de dois anos, a mesma foi chamada de American Professional Football Association (APFA), apenas um lembrete, o futebol tradicional é chamado de soccer pelos americanos. A importância do tempo de existência da liga é crucial para entender o porquê de ela ser organizada da maneira que é hoje em dia.

Ligas Rivais

Em 100 anos de história, a AFL foi a unica capaz de rivalizar com a NFL

Também vale ressaltar que o futebol americano é um esporte, o mais popular dos EUA, e que a NFL é apenas uma Liga. Durante muitos anos e até recentemente, outras ligas nasceram para, pelo menos tentar, rivalizar com a NFL, de 1920 até 1960 ela reinou absoluta e nenhuma das novas criações resistiu por muito tempo. Até a chegada da AFL (American Football League) durante os anos sessenta. Muito do que vimos em campo hoje em dia foi uma criação da AFL, por exemplo, o estádio que mostra o tempo de jogo, uniformes com cores mais vibrantes e nomes de jogadores, além de, diferente da NFL do passado, a AFL sempre tentou incentivar o ataque a ser a estrela do jogo, e muitos analistas creditam a AFL como principal culpada das jogadas mais engenhosas com passes longos, enquanto a NFL era uma liga com mais jogo corrido e defesas mais fortes. O sucesso da AFL muito se deu por conta de contratos bem generosos com duas gigantes de televisão, ABC e NBC, o principal triunfo que outras ligas nunca conseguiram atingir, com esse dinheiro extra em caixa, as franquias/clubes da AFL passaram a ser competitivos no mercado de contratação dos jogadores, aliando dinheiro com o estilo diferente de jogar, passou a ter a atenção de sua rival. Com essa briga por jogadores e os gastos extras gerados para as duas ligas, uma fusão foi proposta em 1966, e concluída em 1970, contanto que as franquias da AFL fossem preservadas e que o campeão do futebol americano fosse decidido em um jogo único, em campo neutro, entre o campeão das duas ligas, sendo assim criado o Super Bowl. 

Duas Conferências 

As Franquias da NFC

Com a fusão das duas ligas, o nome NFL foi mantido e o campeonato acabou dividido em 2 conferências. A AFC (American Football Conference) é composta em sua maioria por times que formavam a AFL, e a NFC (National Football League) composta por times oriundos da NFL. O Campeão de cada divisão recebe o direito de jogar o Super Bowl, a grande final do Futebol Americano.

A AFC e suas franquias

As Divisões em cada conferência 

Cada uma das duas conferências é composta por quatro divisões, e para entender como essas divisões são organizadas você também precisa considerar o tempo de existência da liga. Embora cada divisão tenha o nome de Leste, Sul, Norte, Oeste, elas não são organizadas apenas por sua localização. Por exemplo, fosse considerado apenas localização, Buffalo Bills, New York Jets, New York Giants, fariam parte da mesma divisão, sendo todos do estado de Nova York. Entretanto, na organização das divisões a NFL considerou também as rivalidades, para manter não apenas o interesse do público, mas também o histórico das franquias. A reorganização costuma acontecer apenas quando uma nova franquia é adicionada no campeonato, sendo que a última vez que isso ocorreu foi em 2012 com a adição do Houston Texans ao catálogo da Liga.

Deixe uma resposta